Mineirinha n'Alemanha
Brasil - Deutschland

::Novo blog::

Meu novo blog está tomando forma, ainda que não esteja exatamente como gostaria que ficasse: www.mineirinhanalemanha.de. Passem por lá!

 Escrito por Sandra às 12h36

Comente aqui: ou aqui: []

::Moro no Brasil::

Descobri um filme-documentário tão bom sobre a música do Brasil, que é realmente imperdível! Ele se chama “Moro no Brasil”. Ele me fez pensar e refletir sobre mim mesma, mais do que um bocado:

1° - o filme foi feito por um finlandês, eu nunca imaginei que um finlandês fosse mostrar alguma coisa nova sobre meu país e nossa música, mas pra mim ele mostrou muitíssima coisa nova, interessante, bonita e emocionante
2° - quando alguém pergunta pra mim de onde venho, digo sempre que sou brasileira e estava certa disso. Na realidade tenho duas nacionalidades e daqui a 8 anos terei vivido metade da minha vida aqui e metade no Brasil, o que me fez ver que sou, eu também, a mistura ou sub-produto de duas culturas. Uma que conheci como menina e adolescente, e outra que conheci como adulta. O filme me fez lembrar que não paramos de conhecer o que já julgamos “nosso”.

Acho que um brasileiro não teria feito um filme sobre o tema tão autêntico, tão bonito, tão leve, tão informativo e tão gostoso de ver como o finlandês conseguiu fazer. Parabéns e muitíssimo obrigada por este filme, Mika Kaurismäki!!!


 Escrito por Sandra às 21h54

Comente aqui: ou aqui: []

::Mistura Fina::

Ontem fui ao show da Bê, Betina Ignacio, uma cantora alemã e brasileira, isto é, com ambas nacionalidades. Quero dizer: eu tentei ir ao show com minha amiga Ceci. Logo na entrada fomos barradas com a informação de que os ingressos tinham se esgotado. Ficamos batendo papo na entrada do local, a Bê passa por nós, cumprimenta a Ceci, eu falo pra ela ir tentar de novo um ingresso, ela volta sem... Batemos mais um pouco de papo, de repente a Bê aparece com exatamente dois ingressos, duas desistências. O carinha estava todo vestido à caráter: camiseta e blusa verde-amarelas, até a cueca era das cores do Brasil (ele fez questão de mostrar!), mas teve que desistir dos ingressos pra ir trabalhar. Ruim pra ele, bom pra nós. Pois bem, eu já tinha visto a Betina algumas vezes, achava que sua voz era boa, mas limitada. Desta vez ela me impressionou com composicões próprias, uma banda muitíssimo boa, alto astral, excelente comunicação com o público, carisma e presença de espírito. Ela está no momento fazendo um tour pela Alemanha. Quem sabe você não a vê na sua cidade? Ela passará durante sua turnê nos próximos dias por Heilbronn, Stuttgart, Rottweil, Essen, Bremen, Hamburg, Bamberg, Berlim, Augsburg e Memmingen.Vale muito a pena, pois ela é e representa realmente uma “Mistura Fina”, nome do seu CD de estréia.

É dela o seguinte pensamento:
“Ich wünsche mir, dass die ganze Welt, wie unsere Musik, eine "Mistura Fina" werden soll, bei der es kein Schema gibt, in das etwas passen muss“.
Eu desejo que o mundo vire, assim como nossa música, uma “Mistura Fina”, no qual não exista um esquema pré-definido para que as coisas aconteçam.

P.S.-Obrigada pela opinião de vocês, já estou com um lugarzinho comprado pra transferir este blog. Só me falta alguém que entenda de transferência da UOL pra Wordpress. Alguém se habilita? Eu pago!


 Escrito por Sandra às 21h03

Comente aqui: ou aqui: []

::Mudando de canto!::

A UOL está me convidando de forma bem simpática a me retirar daqui, já não era sem tempo. Não posso mais colocar fotos, nem links, nem ao menos escolher o tipo de letra em que quero blogar... E pra comemorar os 6 anos (!) deste blog, vou tratar de achar um canto independente pra ele. Só estou na dúvida como será o novo endereço dele. As opções no momento são as seguintes:

sandranalemanha.de
sandranalemanha.eu
sandranalemanha.info
ou diretamente
mineirinhanalemanha.de
mineirinhanalemanha.eu
mineirinhanalemanha.info

Qual é a opção que vocês acham mais simpática? Eu estou tendendo para uma das opções acima no momento, mas queria perguntar antes pra ver se ela bate com a opinião de vocês.

Outra perguntinha pra quem entende: será possível levar todos os arquivos antigos para o meu novo endereço? Que ferramenta vocês sugerem que eu use para tal? Não pode ser complicada e tem que ser prática, pois eu não sou fera no assunto!

Obrigada desde já por sua opinião!!!


 Escrito por Sandra às 21h03

Comente aqui: ou aqui: []

::Noitada::

Uma amigona minha teve uma idéia ótima: nos chamou como casal pra sair com ela e com o marido. Nos encontramos no novo restaurante espanhol da cidade e além de termos comido super bem, ainda passamos horas super agradáveis juntos e colocamos a conversa em dia, além de termos sido atendidos super bem (o que é uma exceção aqui na Alemanha!). A Taísa, que já tem quase 13 anos, ficou em casa com o Daniel, depois de termos colocado ele na cama. Depois saímos pra dançar! Foi ótimo, só que não temos baby-sitter que levante cedo por nós, portanto sabíamos que não podíamos ficar até tarde. Mesmo assim ainda aproveitamos até às 2h da madruga.

Quase no final da noite, a única decepção: uma mulher chegou na discoteca com um homem feinho, ela com mais ou menos 35 anos, e começaram a se roçar e fazer movimentos bem insinuantes no meio da pista. Logo de chegada pensei que ela era uma t@ble d@ncer, devido aos seus movimentos, levantando a perna, colocando o dedo na boca, etc. No passe de alguns minutos ela tirou a blusa, ficando só com um top dourado, subiu num palanque e baixou a calça(!), dando pra ver só um shortinho também dourado. Primeiro achei que era contratada pelo dono, mas no próximo segundo ela já começava a querer pegar o dedo de um homem que nem conhecia, subia a perna em cima do “acompanhante”, tirou a calça de vez e começou a passar o dedo pra tudo quanto é lado, tirando parte da roupa aqui e acolá. Chega! Meu marido me chamou pra irmos embora e eu fui imediatamente, embasbacada. Não sabia se devia ficar mais puta com a mulher, que não tem nenhum limite e não leva em conta a idade das pessoas ali e nem se elas queriam ver “aquilo” (aqui a partir de 16 anos pode-se ir à discoteca), ou se eu deveria ficar decepcionada com o dono do local, que é uma discoteca pequena, e que não se interessou em dar uma maneirada na visitante... Acho que enquanto uma mulher denigre sua imagem e seu valor desta maneira, não há como exigir respeito...

Ponto positivo: tivemos, depois de alguns anos (!), algumas horas só pra nós como um par. Isso é realmente super importante pro casal, vamos repetir mais vezes!!!


 Escrito por Sandra às 23h24

Comente aqui: ou aqui: []

::Ensino alemão recebe nota baixa::

Recebi este texto da minha amiga Mirelli. Foi publicado no Deutsche Welle. Super bom e correto, pois esclarece a situação da desigualdade dentro das escolas aqui na Alemanha. Só tem uns errinhos: o ginásio aqui demora 8 anos e nao 9, a maioridade aos 16 anos é para todos os jovens na Alemanha e nao só para os imigrantes. De resto, show de bola! Sempre quis escrever sobre isso e agora encontrei o texto que reúne o que penso a respeito.

***

Após visitar jardins-de-infância, escolas e universidades alemãs, Muñoz Villalobos, relator especial para o direito à Educação da ONU, defende mudanças estruturais no sistema de ensino alemão.

Após sua visita a diversos países africanos, a escolha da Alemanha como próximo país a ser visitado pelo relator especial do direito à Educação das Nações Unidas, o costarriquenho Vernor Muñoz Villalobos, levava a especulações de que o sistema de ensino alemão receberia nota baixa.

Principalmente, após o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o estudo Pisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), ter constatado na Alemanha um correlação, acima da média, entre status social e formação escolar.

Embora a ministra da Educação alemã, Annette Schavan, ter afirmado, ao receber Muñoz na segunda-feira (13/02) em Berlim, que "debates estruturais não seria discutidos", foi justamente isto que o relator das Nações Unidas propôs na conferência de imprensa que deu em Berlim, nesta terça-feira (21/02).

Separar em vez de integrar

Sobretudo a divisão escolar em diferentes opções de escolas secundárias foi severamente criticada por Muñoz. O relator afirmou ter a impressão de que o sistema escolar alemão não objetiva a integração de todos os alunos, mas a sua separação.

O costarriquenho referia-se a divisão da escola secundária alemã em Hauptschule, Realschule e Gymnasium. Conforme o desempenho escolar durante o primário, a professora sugere aos pais o tipo mais apropriado de escola secundária.

De uma forma geral, somente os alunos que tiveram a oportunidade de freqüentar um Gymnasium, que dura nove anos e propicia uma formação básica mais apropriada, são habilitados para o acesso a uma universidade ou escola superior.

O que freqüenta por cinco anos a Hauptschule destina-se geralmente ao trabalho na indústria ou na agricultura e os seis anos de uma Realschule habilita o aluno a freqüentar cursos mais adiantados em escolas profissionalizantes.

Críticas não pararam por aí

Além de sugerir um prolongamento do tempo de ensino fundamental e criticar o federalismo no ensino, outros pontos mencionados por Muñoz foi a integração dos filhos de imigrantes e a correlação entre o status social e o desempenho escolar.

A tendência de os Estados possuírem a autoridade do sistema escolar foi criticada por Muñoz como uma forma de o governo federal perder a oportunidade de garantir a unidade e a igualdade na educação.

Outro aspecto mencionado pelo relator foi o tratamento dado aos filhos de migrantes na Alemanha, que já a partir dos 16 anos são considerados de maior. A Convenção dos Direitos da Criança da ONU estipula a idade de 18 anos para tal.Finalmente, o relator sugeriu durante a conferência de imprensa o ensino dos Direitos Humanos nas escolas e a obrigatoriedade de uma formação pré-escolar gratuita.

As sugestões finais serão posteriormente entregues ao governo alemão e farão parte, juntamente com as de outros países visitados, do relatório final da Comissão dos Direitos Humanos da ONU.

Da esquerda para a direita

Assim como Muñoz, a bancada do Partido de Esquerda considera a estruturação do ensino em diferentes escolas como a principal causa da desigualdade na Alemanha.

Nele Hirsch, porta-voz do Partido de Esquerda, comenta que "devemos para de acreditar que é justo separar crianças, com apenas 10 a 11 anos de idade, em diferentes tipos de escola levando em conta o seu desempenho escolar".

O secretário de Educação de Berlim, Klaus Böger, do Partido Social Democrata (SPD) anunciou discutir a revisão da cláusula relativa à Convenção dos Direitos da ONU na próxima convenção dos secretários de Educação em duas semanas.

Já a ministra da Educação, Annette Schavan, do União Cristã Democrática (CDU) defendeu o sistema de ensino na Alemanha, afirmando que ele permite, principalmente nos últimos anos escolares, uma grande igualdade de chances de formação profissional.


 Escrito por Sandra às 22h06

Comente aqui: ou aqui: []
Meu nome: Sandra
Aniversário: Dia de sorte
Signo: Virgem


Gosto:
De melancia
Laranja
Sol
Viajar
Bater papo
Rodar o mundo

Não Gosto:
De cinza
Monotonia
Chuva

Ouço:
Norah Jones
John Mayer
Marisa Monte
Adriana Calcanhoto
Legiao Urbana
Cazuza
Milton Nascimento
Toquinho e Vinícius
JAZZ
BOSSA NOVA
MÚSICA COM LETRA INTELIGENTE OU BATUQUE BOM =D
MPB

Vejo:
Eu nao sou de ver TV, sou mais de ler e escrever... mas adoro cinema!

Leio:
Vá onde seu coração mandar - Susanna Tamaro
Utta Danella
Paulo Coelho
Geraldo Eustáquio de Souza
Meu perfil
BRASIL , Mulher , de 26 a 35 anos , Portuguese , German , Cinema e vídeo , Informática e Internet , Viagens, Leituras...
MSN -



Histórico
01/04/2008 a 30/04/2008
01/03/2008 a 31/03/2008
01/02/2008 a 29/02/2008
01/01/2008 a 31/01/2008
01/12/2007 a 31/12/2007
01/11/2007 a 30/11/2007
01/10/2007 a 31/10/2007
01/09/2007 a 30/09/2007
01/08/2007 a 31/08/2007
01/07/2007 a 31/07/2007
01/06/2007 a 30/06/2007
01/05/2007 a 31/05/2007
01/04/2007 a 30/04/2007
01/03/2007 a 31/03/2007
01/02/2007 a 28/02/2007
01/01/2007 a 31/01/2007
01/12/2006 a 31/12/2006
01/11/2006 a 30/11/2006
01/10/2006 a 31/10/2006
01/09/2006 a 30/09/2006
01/08/2006 a 31/08/2006
01/07/2006 a 31/07/2006
01/06/2006 a 30/06/2006
01/05/2006 a 31/05/2006
01/04/2006 a 30/04/2006
01/03/2006 a 31/03/2006
01/02/2006 a 28/02/2006
01/01/2006 a 31/01/2006
01/12/2005 a 31/12/2005
01/11/2005 a 30/11/2005
01/10/2005 a 31/10/2005
01/09/2005 a 30/09/2005
01/07/2005 a 31/07/2005
01/06/2005 a 30/06/2005
01/05/2005 a 31/05/2005
01/04/2005 a 30/04/2005
01/03/2005 a 31/03/2005
01/02/2005 a 28/02/2005
01/01/2005 a 31/01/2005
01/12/2004 a 31/12/2004
01/11/2004 a 30/11/2004
01/10/2004 a 31/10/2004
01/09/2004 a 30/09/2004
01/08/2004 a 31/08/2004
01/07/2004 a 31/07/2004
01/06/2004 a 30/06/2004
01/05/2004 a 31/05/2004
01/04/2004 a 30/04/2004
01/03/2004 a 31/03/2004
01/02/2004 a 29/02/2004
01/01/2004 a 31/01/2004
01/12/2003 a 31/12/2003
01/11/2003 a 30/11/2003
01/10/2003 a 31/10/2003
01/09/2003 a 30/09/2003
01/08/2003 a 31/08/2003
01/07/2003 a 31/07/2003
01/06/2003 a 30/06/2003
01/05/2003 a 31/05/2003

Votação
Dê uma nota para meu blog


Outros sites
Pousada Ilha do Sol
Sítio do Ipê Amarelo
Viver na Alemanha
Manual para a Alemanha
Mundo Pequeno
Companhia para Crescer
Warrior of the Light
Karey Lorena
Patilein
Trocando Figurinhas
Zero Grau
UOL
UOL SITES


 


 



Blogs que leio:
Daniel Eisheiliger
Ar de Amor
Consulta Sentimental
Indizível
Trocando Figurinhas
Tricotando



Site Meter