Mineirinha n'Alemanha
Brasil - Deutschland

::Coluna no Viver::

Depois de uma pequena pausa, volto a escrever para o Viver na Alemanha. Desta vez escrevo sobre os mercados de roupas usadas que são muito comuns aqui na Alemanha. Venha conferir aqui.



 Escrito por Sandra às 22h49

Comente aqui: ou aqui: []

::Hora de despedida::

Pra mim foi difícil acompanhar de perto todo o processo de desligamento dele daqui, tendo visto seu caminhão de mudança, seu escritório semi-vazio e seus últimos pertences sendo empacotados do lado de cá. Esta pessoa vai ficar pra sempre marcada na minha memória. Primeiro, acima de tudo, por ter sido o primeiro chefe em 15 anos de profissão que eu realmente admiro por ser extremamente competente. Uma pessoa altamente qualificada mas insistentemente simples, leal e cheia de respeito para com o próximo. Que mesmo sabendo tanto, nunca se esqueceu de perguntar a opinião de quem estava sentado de frente pra ele, mostrando ser humilde. Que tratou todos os funcionários da mesma boa maneira, independentemente de sua posição. Que me deu a chance de crescer profissionalmente, tendo me oferecido um cargo totalmente novo e desafiador para mim. Que foi o primeiro a me oferecer um cargo não pelo meu conhecimento de idiomas, mas por características da minha personalidade, enxergando em mim mais do que eu tinha enxergado em mim mesma até então. Que sempre soube motivar pessoas exaltando seus pontos positivos. Que aceitava erros como parte do processo de crescimento. Que nunca tentou se esconder atrás de seus poucos pontos fracos, pois sempre foi seguro de seus muitos pontes fortes. Que tinha como uma de suas armas certeiras a extrema organização e a excelente memória fotográfica, que nunca precisou de secretária, que se organizava sozinho, que deixava qualquer funcionário marcar um horário na sua agenda do Outlook e mantinha sua porta sempre aberta. Ao se despedir de mim ele me agradeceu por “tudo” o que eu já fiz por ele, e eu em contrapartida agradeci pela chance que ele me deu profissionalmente. Se permitiu me dar um abraço. Fiz um esforço tremendo para não chorar. Meio que consegui. Agora permito que as lágrimas rolem.



 Escrito por Sandra às 22h47

Comente aqui: ou aqui: []

::Difícil é ter se acostumado às facilidades do mundo moderno - Parte 2::

Quando eu era criança adorava quando a luz faltava. Já sabíamos onde ficavam as velas de emergência e assim saíamos imediatamente para fora de casa, pra bater papo com os vizinhos. Virava uma verdadeira festa! Lembrei também quando íamos visitar minha avó por parte de pai, que morava na roça e nunca quis ter energia elétrica, e lá brincávamos com nossos primos de cabra-cega e outras brincadeiras à luz de lamparina, enquanto os adultos batiam papo à beira do fogão de lenha. Também era uma delícia ficar deitada na entrada da casa da roça, ouvindo walkman (Supertramp!) e olhando aquele mar de estrelas no céu... Inesquecível!

 

Hoje, logo depois que o jantar tinha ficado pronto no forno, a luz faltou aqui em casa. Acho que foi pela 1a. vez aqui na Alemanha. Primeiro gostei, pois ainda estava claro lá fora. Meu marido ainda ficou feliz por poder tomar o último café, que tinha acabo de fazer na máquina (que mói café na hora) bem antes da energia acabar. Minha filha saiu desolada pela casa, voltou logo com o Nintendo, que funciona a bateria, e começou a brincar. O Daniel foi quem menos entendeu o que estava acontecendo: ele que é altamente dependente de energia (se é que não tem energia interna o suficiente para um quarteirão inteiro!), apertava em cada botão da casa e perguntava onde tinha ido parar a luz.... Logo comecei a não achar mais graça na história, pois estamos passando por um outono muito frio, com um vento forte e bem gelado, e nossa calefação não poderia funcionar sem energia, o que me fez pensar que logo ficaríamos no escuro, na casa gelada. Matthias começou a assistir um filme no laptop, pra passar o tempo, antes tentou ligar pra cia. de energia elétrica usando seu celular, mas só dava ocupado. Por fim, fui à vizinha atrás de um fósforo ou um isqueiro para acender uma vela. Enquanto estava conversando com ela, a energia voltou. Acho que ficamos sem energia por uns 15 ou 20 minutos. Tempo suficiente para perceber como somos totalmente dependentes dela.

 Escrito por Sandra às 17h19

Comente aqui: ou aqui: []

::EUR 5.716,66::

Este foi o valor obtido no leilão da Kombi mencionada no post mais abaixo!



 Escrito por Sandra às 22h13

Comente aqui: ou aqui: []

::Difícil é ter se acostumado às facilidades do mundo moderno::

Domingo de manhãzinha. As ruas estão vazias e as famílias se reúnem em suas casas, em parques, em praças, em locais bonitos para curtir a tarde ensolarada de outono. Eu sou acordada com uma pergunta fatídica:

 

-          Você sabe onde tem mais fralda descartável?

Respondo:

-          No quartinho. (Resposta: Já olhei, não tem). Na mochila do Daniel (Mesma resposta)...

 

A última fralda está cheia de cocô... O que fazer? Passei a tarde estudando e tentando todas as possibilidades. Mostrei pro Dani pela milésima vez onde fazer xixi e cocô, todo o procedimento, inclusive o “tchauzinho” olhando dentro da privada ao dar descarga... Tudo bem, ele até conseguiu ir ao banheiro algumas vezes, mas em outras ele saiu marcando nosso apartamento: na sala, no banheiro, na cozinha...

Saí pra tentar comprar alguma coisa parecida com uma fralda. Falta de sorte: uma amigona minha tem uma filhinha na idade do Dani, mas ela já está sequinha, não usa mais fralda... Aqui não tem supermercado que abre 24 h por dia, então fui a uma farmácia de plantão. Comprei algo que me parecia apropriado: uma fralda “sem fim”, para ser cortada do tamanho necessário ao uso (criança / adulto). Mas... ela não tinha fita adesiva, então tentei segurar com uma meia-calça bem justinha por cima. Deu errado. Foi a vez do tapete da sala. Uma hora eu limpava a casa, o Matthias o Daniel. Da outra vez trocávamos: era a minha vez de trocar o Dani de cima em baixo e o Matthias cuidava da limpeza do “local atingido”. Tentei achar na minha mente alguma coisa impermeável em casa. Isso, ainda tinha algumas peças descartáveis para fazer troca de fralda fora de casa. Tirei uma peça e comecei a recortá-la, pregando-a como se fosse uma fralda. O Dani fez xixi de novo. Eu já estava ficando craque em fazer fraldas que não eram nem de perto boas como as piores existentes no mercado quando o Dani dormiu. Eu já estava ficando desesperada pensando na noite que ainda tínhamos pela frente. Peguei fôlego. Peguei uma dessas peças impermeáveis e o levei pra sua cama. Tivemos um tempo pra descansar pelo que seria uma batalha noturna. Fomos dormir e decidimos fazer uma nova fralda pra ele, pois estava 100% molhado. Ao colocá-lo novamente na cama, ele acordou e pediu leite. Quando ele acorda, vem pra nossa cama, e com ele nosso medo dele fazer xixi na nossa cama. Não podíamos dar leite pra ele pois isso aumentaria a probabilidade dele “marcar” nossa cama.... Assim, ele dormia, acordava pedindo leite, nos acordava, um dormia, o outro acordava, ele chorava, pedia leite de novo (...) e assim foi, umas infindáveis vezes durante a noite toda. Acordamos de manhã e nem acreditei no que vi: ele não tinha feito xixi na nossa cama! Dei leite pra ele, o levei pra fazer xixi no banheiro, arrumei a fralda novamente no seu corpo e por precaução levei uma calça extra pro jardim, mas nem foi necessária, pois ele esperou até chegarmos lá pra eu poder colocar uma fralda nele... Finalmente! A partir de hoje, deste marco de “24h sem fralda em casa”, este acessório do mundo moderno tem um valor incomensurável pra mim! Fui correndo depois do serviço fazer compras e trouxe três pacotes da melhor marca pra casa... E aproveitamos esta oportunidade totalmente não planejada para começar a fazer o Dani desacostumar de usar fraldas!... Nunca imaginei que seria assim!...

 Escrito por Sandra às 20h33

Comente aqui: ou aqui: []

::Horóscopo do signo de Virgem para hoje: e é assim mesmo que me sinto!::

Válido durante muitos meses : Você se sentirá cheia de vigor e energia ao longo deste trânsito.

Sua saúde física será boa, o que lhe permitirá participar de atividades que dêem vazão a toda a

sua energia. Ficando parada você vai desperdiçar uma preciosa oportunidade. Terá prazer em

tudo que fizer apenas porque a atividade a fará sentir-se viva. Caso tenha de valer-se de recursos

pessoais para o sucesso profissional, terá condições de atingir os resultados desejados. Este

trânsito lhe dará a autoconfiança necessária para influenciar os outros e causar-lhes boa

impressão. Este  trânsito favorece também as viagens e as oportunidades de se expressar

através de novas experiências e novos encontros. Você estará intelectualmente incansável, desejando fazer coisas diferentes.



 Escrito por Sandra às 20h11

Comente aqui: ou aqui: []

::Quer andar de carro velho?::

Quem nunca andou de Kombi? Durante um tempo na minha infância eu ia pra escola junto com a professora e seu marido, além do meu irmão e dos filhos dela. Durante o caminho, brincávamos de quem conseguia ficar em pé no carro em movimento durante mais tempo! Bons tempos aqueles, não tinha nada de assento especial ou cinto de segurança, e todos (ou quase todos) estamos vivinhos da Silva até hoje! Mas a razão pela qual eu escrevo sobre a Kombi é que acabei de ver que estão leiloando esta aí acima, um modelo vindo diretamente do Brasil e pouco conhecido aqui, que já está caindo aos pedaços e data de 1969. O leilão ainda não chegou ao fim, ainda faltam dois dias, mas atualmente o carro já está valendo EUR 3.010,00!!! Certamente um colecionador vai restaurá-la e fazer dela um brinco! Será que alguém no Brasil tem uma Kombi velha pra vender?



 Escrito por Sandra às 20h57

Comente aqui: ou aqui: []

::Fotos::

Tô correndo atrás do atraso e publicando as fotos dos últimos meses no fotoblog do Dani. Dê uma passadinha por lá!



 Escrito por Sandra às 22h20

Comente aqui: ou aqui: []

::Obrigadim, obrigadim!...::

Ai, Claudinha, muito obrigada por ter achado uma solução tão simples pra um problema que me parecia tão grande! Obrigadão mesmo!!! J

 

Enquanto lia o que tinha escrito no P.S. do post anterior, comentei:

-          Meu português tá uma bosta! Olha só o que eu escrevi: longo ao invés de largo.

E o Matthias, mais do que depressa, disse:

-          Pois é, seu português está parecido com o meu.

-          Que parecido que nada. Entre o seu e o meu tem um “nativo” no meio.

-          Ah, vai lamber sabão! Vc quer que eu compre um pacote pra vc?

-          Pacote pra que, pacote pra eu ir pro Brasil?

-          Não, um pacote de sabão, pra vc poder lamber à vontade!

Ele não é uma graça? Hihihi... Tenho que admitir: o português dele é ótimo mesmo. Bota ótimo nisso! E olha que ele nunca estudou nem uma vírgula.



 Escrito por Sandra às 20h13

Comente aqui: ou aqui: []

Comprei um CD fantástico do Brasil, uma compilação de músicas brasileiras atuais muito além do que é sempre reconhecido como música brasileira, do lugar comum do samba e da bossa nova, que tem de tudo um pouco pra oferecer: chorinho, reggae, sambinha, MPB e muito mais. Uma delícia de ouvir! Através deste CD cheguei ao Rough Guides, que apresenta aqui 32 coisas imperdíveis do Brasil. Delas, já vi/visitei/conheci 22. Ainda tenho muito pra conhecer do Brasil!!! E você, já conheceu tudo o que está citado na lista?

 

P.S.-Não sei por que meu blog ficou longo demais pro lado. Alguém conhece a solução pra esse probleminha?



 Escrito por Sandra às 12h06

Comente aqui: ou aqui: []

::Saudade::

Ouvindo Estrangeiro do Caetano... Acho que estou sofrendo de saudade aguda da minha terra!



 Escrito por Sandra às 20h06

Comente aqui: ou aqui: []

::Dica do dia:

 

 

Pra quem mora na Alemanha ou perto daqui, uma dica imperdível. Explico: eu sempre pensei que é uma pena cada pessoa comprar as coisas só para si e depois ficar com as prateleiras cheias de livros que não serão lidos de novo, CD’s que ela talvez nunca mais irá ouvir, DVD’s que ela só viu uma vez, etc e tal. Achei a solução alemã para este problema: Hitflip (clique no banner/link acima e ganhe um CD de presente!). Através desta plataforma vc oferece o que está juntando poeira em casa e vc nao quer mais, e ao mesmo tempo seleciona o que gostaria de receber em sua casa. A troca é feita entre os participantes da comunidade, o “pagamento” é feito na moeda da casa, com um pequeno valor por transação para os criadores da plataforma. Pareceu-me perfeito! Vou lá montar minha listinha!... Aguardo vcs por lá!!!



 Escrito por Sandra às 21h19

Comente aqui: ou aqui: []
Meu nome: Sandra
Aniversário: Dia de sorte
Signo: Virgem


Gosto:
De melancia
Laranja
Sol
Viajar
Bater papo
Rodar o mundo

Não Gosto:
De cinza
Monotonia
Chuva

Ouço:
Norah Jones
John Mayer
Marisa Monte
Adriana Calcanhoto
Legiao Urbana
Cazuza
Milton Nascimento
Toquinho e Vinícius
JAZZ
BOSSA NOVA
MÚSICA COM LETRA INTELIGENTE OU BATUQUE BOM =D
MPB

Vejo:
Eu nao sou de ver TV, sou mais de ler e escrever... mas adoro cinema!

Leio:
Vá onde seu coração mandar - Susanna Tamaro
Utta Danella
Paulo Coelho
Geraldo Eustáquio de Souza
Meu perfil
BRASIL , Mulher , de 26 a 35 anos , Portuguese , German , Cinema e vídeo , Informática e Internet , Viagens, Leituras...
MSN -



Histórico
01/04/2008 a 30/04/2008
01/03/2008 a 31/03/2008
01/02/2008 a 29/02/2008
01/01/2008 a 31/01/2008
01/12/2007 a 31/12/2007
01/11/2007 a 30/11/2007
01/10/2007 a 31/10/2007
01/09/2007 a 30/09/2007
01/08/2007 a 31/08/2007
01/07/2007 a 31/07/2007
01/06/2007 a 30/06/2007
01/05/2007 a 31/05/2007
01/04/2007 a 30/04/2007
01/03/2007 a 31/03/2007
01/02/2007 a 28/02/2007
01/01/2007 a 31/01/2007
01/12/2006 a 31/12/2006
01/11/2006 a 30/11/2006
01/10/2006 a 31/10/2006
01/09/2006 a 30/09/2006
01/08/2006 a 31/08/2006
01/07/2006 a 31/07/2006
01/06/2006 a 30/06/2006
01/05/2006 a 31/05/2006
01/04/2006 a 30/04/2006
01/03/2006 a 31/03/2006
01/02/2006 a 28/02/2006
01/01/2006 a 31/01/2006
01/12/2005 a 31/12/2005
01/11/2005 a 30/11/2005
01/10/2005 a 31/10/2005
01/09/2005 a 30/09/2005
01/07/2005 a 31/07/2005
01/06/2005 a 30/06/2005
01/05/2005 a 31/05/2005
01/04/2005 a 30/04/2005
01/03/2005 a 31/03/2005
01/02/2005 a 28/02/2005
01/01/2005 a 31/01/2005
01/12/2004 a 31/12/2004
01/11/2004 a 30/11/2004
01/10/2004 a 31/10/2004
01/09/2004 a 30/09/2004
01/08/2004 a 31/08/2004
01/07/2004 a 31/07/2004
01/06/2004 a 30/06/2004
01/05/2004 a 31/05/2004
01/04/2004 a 30/04/2004
01/03/2004 a 31/03/2004
01/02/2004 a 29/02/2004
01/01/2004 a 31/01/2004
01/12/2003 a 31/12/2003
01/11/2003 a 30/11/2003
01/10/2003 a 31/10/2003
01/09/2003 a 30/09/2003
01/08/2003 a 31/08/2003
01/07/2003 a 31/07/2003
01/06/2003 a 30/06/2003
01/05/2003 a 31/05/2003

Votação
Dê uma nota para meu blog


Outros sites
Pousada Ilha do Sol
Sítio do Ipê Amarelo
Viver na Alemanha
Manual para a Alemanha
Mundo Pequeno
Companhia para Crescer
Warrior of the Light
Karey Lorena
Patilein
Trocando Figurinhas
Zero Grau
UOL
UOL SITES


 


 



Blogs que leio:
Daniel Eisheiliger
Ar de Amor
Consulta Sentimental
Indizível
Trocando Figurinhas
Tricotando



Site Meter