Mineirinha n'Alemanha
Brasil - Deutschland

::Espíritos e tendências::

O espírito de cada década

Os valores que marcaram o Brasil e o mundo nos últimos 40 anos

Anos 60
Prevalece a idéia do coletivo. Na cultura e nas artes, os reflexos são o paz e amor dos hippies, o pop e o black power

Anos 70
O sentido de comunidade ganha força. Os direitos das minorias tornam-se o centro das atenções. Há proliferação de grupos e movimentos de defesa de negros, mulheres, gays, exilados e da ecologia

Anos 80
Cada pessoa vale tanto quanto seu sucesso ou sua conta bancária.
A moda é ser workaholic. O consumo, mais que um prazer, é uma forma de conquistar identidade e se inserir socialmente

Anos 90
Reação ao yuppismo. Preocupação intensa com o relacionamento interpessoal. Atecnologia passa a ser vista como uma maneira de facilitar o dia-a-dia. Dinheiro não é um objetivo em si, mas um meio de conquistar conforto

Anos 2000
As novas estruturas familiares, a decepção do indivíduo com o Estado e a carga excessiva de trabalho reforçam o individualismo e geram uma mentalidade hedonista. Busca-se uma existência agradável, construída dia a dia, a partir de uma nova relação com o trabalho, o consumo e o lazer. Valorização da casa, da família, dos amigos e de pequenos prazeres cotidianos

O quadro acima é parte de uma reportagem da revista Época de 18.02.02 que vale a pena guardar.



 Escrito por Sandra Santos às 17h45

Comente aqui: ou aqui: []

::A volta::

A volta foi um misto de vômitos, trocas de amor e muita conversa. Durante a primeira vez que passo mal, fui ajudada por uma mulher desconhecida que estava sentada ao meu lado, um verdadeiro anjinho. Como o tempo começamos a conversar e ela me ajudou com seu jeito carinhoso e prestativo de ser. Ao mesmo tempo ela se mostrava frágil e interessada pelo ser humano em outras partes do mundo, por mim e pelo livro do Ustinov que tentava ler (Achtung, Vorurteile! – Atenção, Preconceitos! – aliás, uma super dica de leitura!). Pulamos do meu italiano limitado para o alemão e a conversa ficou mais profunda. Ela disse que a vida pode ser boa ou menos boa em outro país dependendo da sorte da pessoa, de sua posição social , de sua saúde. É verdadem a qualidade de vida é muito diferente de caso para caso mesmo dentro do mesmo país, dentro da mesma cidade ou até dentro do mesmo bairro. Também pode depender do que a pessoa considere ser uma vida de qualidade. Falamos do livro que estou lendo, ela comentou que às vezes podem achá-la fechada ou ranzinza sem saber o que lhe vai por dentro, das cicatrizes e preocupações que ela leva na alma. Por fim falamos de doenças e meio que sem querer parece que a ajudei com dicas sobre as amígdalas e da prevenção do câncer de mama. Uma troca, muito amor e algumas estações de trem. Pena que ela desceu no meio do caminho.

 Escrito por Sandra Santos às 17h08

Comente aqui: ou aqui: []

::Observações::

Zurique fica a uma hora daqui de casa, Estrasburgo a 4 horas daqui.

 

Quanto a preconceitos: muito da minha realidade é muitas vezes tomado por mim como verdade absoluta, como a realidade de todo mundo. Tenho que me policiar mais quanto a isto! Logicamente existem muitos Brasis dentro do meu Brasil. Quem não muda de idéia e não desenvolve suas idéias é poste! Eu sou humana!

 

Se o meu caminho tivesse sido no Brasil, eu não teria me decepcionado tanto no final dos meus estudos com as tentativas de início de trabalho. Se as coisas aconteceram aqui, é porque tinham que acontecer para mim. Cada um segue o seu caminho.



 Escrito por Sandra Santos às 17h07

Comente aqui: ou aqui: []

::Impressões de viagem - Parte III::

Ao cruzar a fronteira da Alemanha com a Itália / durante a viagem na Itália:

-          a arquitetura e a geografia mostram, já na parte italiana da Suíça, que estamos saindo da parte de influência alemã da Suíça (os alpes acabam e as casas tem mais cara de sobrado)

-          as cidades respiram história

-          as pessoas são mais chiques

-          dica de hotel bom e barato em Milano

-          não ter que mudar de moeda para viajar é muito bom!

-          a capital da moda italiana pode ser capital mas também é cara

-          cachorro + policiais revistando bagagens e controlando passaportes dentro dos trens

-          Veneza é uma cidade simplesmente mágica e maravilhosa, fiquei apaixonada!

-          como é bom ver a Alê de novo! Por uma amiga de verdade como ela eu iria parar na China por dois dias.

-          surpresa dividida, alegria dividida



 Escrito por Sandra Santos às 17h06

Comente aqui: ou aqui: []

::Impressões de viagem - Parte II::

Ao cruzar a fronteira da Alemanha com a Suíça:

-          é como se eu estivesse indo para o “interior”

-          bandeira, bandeira e mais bandeira da Suíça por todo lado (impossível na Alemanha)

-          outro alemão

-          montanhas & alpes

-          outra moeda (franco suíço)

-          desorientação inicial na estação ferroviária central de Zurique

-          país tão perto, mas ao mesmo tempo tão distinto

-          o mundo parece estar ainda completamente em ordem

-          me sinto pequena diante da grandiosidade da natureza

-          o barulho do trem passando pelos trilhos e a não ser este ausência total de barulho, o que transmite um grande sentimento de paz

-          a névoa e a neve já cobrem grande parte dos alpes suíços



 Escrito por Sandra Santos às 17h06

Comente aqui: ou aqui: []

::Impressões de viagem - Parte I::

Ao cruzar a fronteira da Alemanha com a França:

-          tudo é um pouco mais desorganizado

-          mais chique

-          menos arrumado

-          mais « flair »

-          menos flores nas janelas

-          mais revistas & livros com temas humanísticos/relacionamento humano



 Escrito por Sandra Santos às 17h04

Comente aqui: ou aqui: []

::Palavra mais bonita::

Ontem foi escolhida a palavra mais bonita em alemão, como resultado de um concurso promovido pelo Instituto Goethe no mundo todo. Em primeiro lugar, ganhou a palavra Habseligkeit. Segundo o artigo da Deutsche Welle, para além de sua conotação quotidiana de "últimas posses" (Habe = posses), Habseligkeit inclui também o conceito de selig (feliz, abençoado). O segundo lugar coube a Geborgenheit (proteção, segurança) e o terceiro ao verbo lieben (amar), por ser "diferente de Leben (vida) apenas por um 'i'". A palavra preferida das crianças foi Libelle (libélula). Outras palavras  destaque: Augenblick (momento) e Rhabarbermarmelade (geléia de ruibarbo).

Em termos numéricos de preferência, Gemütlichkeit (conforto, bem-estar) e Sehnsucht (anseio, saudade) sucederam Liebe. Os demais lugares couberam a Heimat (pátria), Kindergarten (jardim da infância), Freiheit (liberdade), gemütlich (confortável, aconchegante), Frieden (paz), Sonnenschein (brilho do sol) e Schmetterling (borboleta).

Para mim há várias palavras bonitas em alemão, por acaso palavras de conotação positiva como por exemplo schön (bonito), süß (gostoso, fofo) e por outro lado outras palavras bem feias, como schrecklich ou hässlich (feio). Mas a palavra mais bonita em alemão pra mim continua sendo Schmetterling!

::Tanta novidade!::

Nem sei por onde começar… Pois bem, vou simplificar a coisa e começar pelo começo: uma semana depois de eu e Matthias termos nos noivado, infelizmente ele recebeu sua carta de demissão porque sua empresa está indo mal das pernas. Seu último dia de trabalho foi dia 15.10.04. Quando vi aquele comentário maldoso no meu blog falando que eu estava me noivando “com alemão” porque é um melhor negócio, até tive que rir por dentro pelo fato da ironia do caso em si… Pois bem, hoje meu xuxu está começando um novo emprego na Suíça e está super-hiper satisfeito, pois vai ganhar muito bem e finalmente está sendo tratado no trabalho como sempre quis ser tratado: bem e educadamente. E está sendo pago realmente pelo resultado de seu trabalho, e isso pra ele – e pra mim também - tem grande valor.

Há algumas semanas tínhamos feito uma descoberta que tinha nos deixado super felizes, mas também um pouco desnorteados pelas obras do destino: estou esperando um neném! O que me deixa super feliz, muito feliz ainda por ter tido a coragem de fazer com que esse sonho se tornasse realidade e mais ainda por não ter me desesperado de cara diante das primeiras dificuldades, pelo fato do Matthias ter perdido o seu emprego logo nas primeiras semanas da minha gravidez.

Eu sempre quis ter dois filhos, a Taísa sempre quis ter um(a) irmã(o) e o sonho da vida do Matthias era ser pai. Por isso, meu querido neném, pode ter certeza que todos estamos esperando por você com muita alegria e carinho pra dar!



 Escrito por Sandra Santos às 17h16

Comente aqui: ou aqui: []

::Ioga e Modas - Parte I::

Comecei hoje meio que de supetão um curso de ioga e gostei muito. Saí da aula leve, energizada e quente, muito bom para dar contrapartida ao outono frio de agora.

 

Fiz uma listinha de modas que andam rondando a Alemanha nos tempos atuais:

-          As empresas estão propondo que os trabalhadores trabalhem mais pelo mesmo dinheiro (com o intuito de diminuir os custos de produção e prometendo manter os empregados) ;

-          Reforma do sistema de saúde (criação de taxas extras e piores condições para a compra de remédios);

-          Reforma do sistema social (união de seguro-desemprego com Sozialgeld – dinheiro pago pelo governo para pessoas que não têm condições de pagar o próprio sustento)

-          Quebra-quebra de empresas e muita demissão em massa (Opel, Karstadt/Quelle);

-          Transferência de empresas daqui para o leste europeu, Ásia, etc. (onde os salários são mais baixos – menos custos fixos);

-          Cada um por si, a lei do mais esperto (mania do povo de tentar tirar do sistema o máximo que for possível);



 Escrito por Sandra Santos às 16h45

Comente aqui: ou aqui: []

::Ioga e Modas - Parte II::

E ainda:

-          Wellness;

-          Esporte (Nordic-walking – andar a pé carregando bastões nas mãos como se se estivesse andando na neve);

-          Cuidar da saúde;

-          Cuidado da casa e da família;

-          Fazer férias dentro do país (como resultado à onda de terrorismo);

-          Várias formas de família (casados, juntados, separados e juntados, separados e casados, etc.).

 

Moda nossa: ontem eu vi um especial da tevê alemã sobre a Bossa Nova e aprendi demais sobre nosso país e um dos seus ritmos musicais que mais fazem sucesso no mundo. Foi realmente bom e muito, muito interessante!



 Escrito por Sandra Santos às 16h45

Comente aqui: ou aqui: []

::O menino e o super-homem::

Fernando Sabino faleceu dia 11 de outubro de 2004 na cidade do Rio de Janeiro. A seu pedido, seu epitáfio é o seguinte: "Aqui jaz Fernando Sabino, que nasceu homem e morreu menino".

 

Essa notícia, além da morte do “super-homem” Christopher Reeve, são as duas notícias mais tristes desta semana. Que Deus esteja presente lá no céu para receber o menino e o homem voador. Esse mundo é injusto. Algumas pessoas não deveriam morrer nunca. Eu sei que eles continuam seus caminhos, mas meu lado egoísta diz que pessoas de bem e de bom coração deveriam viver pra sempre. Pensando bem : vivem sim, nas nossas memórias.



 Escrito por Sandra Santos às 17h56

Comente aqui: ou aqui: []

::Novo ano escolar::

As aulas desse ano tiveram piedade de duas pessoas que não conseguem se levantar tão rápido quanto deveriam: elas começam às 8:30 horas, um horário bem humano. Só na sexta-feira é que as aulas começam no horário caprichado de 7:45 horas. O ponto negativo da coisa é que eu acabo chegando todo dia, a não ser na sexta, exatamente às 8:30 horas no trabalho, depois de deixar a Tatá na escola… Bom, mas para compensar, este ano ela já aprendeu a andar de ônibus sozinha e quando acertamos, ela chega aqui em casa sem problemas, bem independente. É um “neném” aprendendo a andar com as próprias pernas cuja mãe fica orgulhosa, mas não deixa de ficar também preocupada.

 

Descobri muito rapidinho que ela tem dificuldades em matemática e fiz fichinhas com todos os fatos fundamentais. Revejo a minha vida tomando fatos dela, lembrando-me de quando papai ficava tomando os fatos de mim e eu não dava a importância devida pra coisa. Tudo se repete… Também para compensar, a letra dela é linda e sem esforço ela tira um notão em ditado. Muitas vezes revemos nossas vidas e nossas aptidões através de nossas crianças.



 Escrito por Sandra Santos às 16h13

Comente aqui: ou aqui: []

::Os últimos dias da Segunda Guerra Mundial em Berlim::

Para quem se interessa por história e tem relativo sangue frio para assistir algo pesado mas ainda assim muito bem feito deveria ir ao cinema para assistir o filme que está passando sobre os últimos dias da Segunda Guerra em Berlim, chamado “Der Untergang”.

 

O filme relata muito do que se passou durante os últimos dias da Guerra em Berlim, quando a cidade foi tomada pelos russos. Enquanto muitos civilistas morriam de fome, de frio, bombas caiam e explodiam por todo o lado e muitos feridos tentavam se salvar em “hospitais” super-lotados, Hitler se mantinha debaixo da terra, ao lado de sua futura esposa Eva Braun, suas secretárias particulares e muitos comandantes de guerra, insistindo em não querer acreditar que a Guerra estava chegando ao fim e que ela a havia perdido.

 

Segundo Hitler, se a guerra estava perdida, todos os civilistas poderiam morrer e ele não deixaria que uma lágrima corresse por causa deles, pois eles não mereciam seu pesar. O filme mostra um Hitler muito nervoso, colérico, frio, louco, sem piedade, mas ao mesmo tempo em algumas situações ele consegue ser gentil com crianças ou pessoas próximas a ele. Este filme consegue mostrar tão bem como a figura de Hitler exercia absoluto domínio sobre as outras pessoas, como um ídolo, um Deus, mesmo sendo na realidade um demônio sem sentimentos.

 

No filme, uma das figuras principais é a secretária de Hitler, Traudl Junge. Ela consegue sobreviver às torturas dessa época e é entrevistada  poucos anos antes de morrer, em 2002. Ela disse que não tinha conhecimento do que estava acontecendo exatamente acima da terra, de seu esconderijo junto de Hitler ela não sabia que 6 milhões de judeus haviam sido mortos pelos nazistas. Ela disse que talvez ela pudesse ter se informado mais naquela época. E eu me perguntei se isso teria feito alguma diferença, pois ela não detinha poder, era uma secretária responsável por estenografia e datilografia e não ocupava nenhuma posição social que a permitisse ter  tido a oportunidade de ajudar tantas pessoas quanto por exemplo o empresário Schindler, que conseguiu salvar muitos judeus dando trabalho a eles em sua empresa (do filme “A Lista de Schindler”).

 

Através do filme é possível entender realmente o que se passou nesse país há poucos anos atrás e entender que esse tema continua muito atual e continua sendo muito discutido, dentro das salas de aula e fora delas. Na Alemanha, não é raro encontrar documentários na televisão e muitíssimos livros que tratam sobre todas as fases das guerras e sobre o tempo do regime nazista.

 

Durante o filme, às vezes você se sente parte dos acontecimentos, de tão reais. No final do filme, saí do cinema pensando que muitas vezes me esqueço do fato de que muitos dos adultos e velhinhos de hoje aqui presenciaram as barbaridades de outrora.

 

Em alemão há duas palavras para monumento : “Denkmal” é o monumento que lembra algo que se passou e que não traz nada negativo consigo, enquanto “Mahnmal” é um monumento para algo que se passou e que não deve se repetir jamais. Assim, o filme é um verdadeiro “Mahnmal” para a história da humanidade.

 

Esta produção alemã mostra a verdade nua e crua dos tempos de guerra, e contribui para que a Alemanha e o mundo de hoje ocupem-se com um tema histórico mas ao mesmo tempo, infelizmente, tão atual. A humanidade avançou em tantos pontos, mas ainda não é capaz de viver em paz. Até quando?



 Escrito por Sandra Santos às 11h10

Comente aqui: ou aqui: []
Meu nome: Sandra
Aniversário: Dia de sorte
Signo: Virgem


Gosto:
De melancia
Laranja
Sol
Viajar
Bater papo
Rodar o mundo

Não Gosto:
De cinza
Monotonia
Chuva

Ouço:
Norah Jones
John Mayer
Marisa Monte
Adriana Calcanhoto
Legiao Urbana
Cazuza
Milton Nascimento
Toquinho e Vinícius
JAZZ
BOSSA NOVA
MÚSICA COM LETRA INTELIGENTE OU BATUQUE BOM =D
MPB

Vejo:
Eu nao sou de ver TV, sou mais de ler e escrever... mas adoro cinema!

Leio:
Vá onde seu coração mandar - Susanna Tamaro
Utta Danella
Paulo Coelho
Geraldo Eustáquio de Souza
Meu perfil
BRASIL , Mulher , de 26 a 35 anos , Portuguese , German , Cinema e vídeo , Informática e Internet , Viagens, Leituras...
MSN -



Histórico
01/04/2008 a 30/04/2008
01/03/2008 a 31/03/2008
01/02/2008 a 29/02/2008
01/01/2008 a 31/01/2008
01/12/2007 a 31/12/2007
01/11/2007 a 30/11/2007
01/10/2007 a 31/10/2007
01/09/2007 a 30/09/2007
01/08/2007 a 31/08/2007
01/07/2007 a 31/07/2007
01/06/2007 a 30/06/2007
01/05/2007 a 31/05/2007
01/04/2007 a 30/04/2007
01/03/2007 a 31/03/2007
01/02/2007 a 28/02/2007
01/01/2007 a 31/01/2007
01/12/2006 a 31/12/2006
01/11/2006 a 30/11/2006
01/10/2006 a 31/10/2006
01/09/2006 a 30/09/2006
01/08/2006 a 31/08/2006
01/07/2006 a 31/07/2006
01/06/2006 a 30/06/2006
01/05/2006 a 31/05/2006
01/04/2006 a 30/04/2006
01/03/2006 a 31/03/2006
01/02/2006 a 28/02/2006
01/01/2006 a 31/01/2006
01/12/2005 a 31/12/2005
01/11/2005 a 30/11/2005
01/10/2005 a 31/10/2005
01/09/2005 a 30/09/2005
01/07/2005 a 31/07/2005
01/06/2005 a 30/06/2005
01/05/2005 a 31/05/2005
01/04/2005 a 30/04/2005
01/03/2005 a 31/03/2005
01/02/2005 a 28/02/2005
01/01/2005 a 31/01/2005
01/12/2004 a 31/12/2004
01/11/2004 a 30/11/2004
01/10/2004 a 31/10/2004
01/09/2004 a 30/09/2004
01/08/2004 a 31/08/2004
01/07/2004 a 31/07/2004
01/06/2004 a 30/06/2004
01/05/2004 a 31/05/2004
01/04/2004 a 30/04/2004
01/03/2004 a 31/03/2004
01/02/2004 a 29/02/2004
01/01/2004 a 31/01/2004
01/12/2003 a 31/12/2003
01/11/2003 a 30/11/2003
01/10/2003 a 31/10/2003
01/09/2003 a 30/09/2003
01/08/2003 a 31/08/2003
01/07/2003 a 31/07/2003
01/06/2003 a 30/06/2003
01/05/2003 a 31/05/2003

Votação
Dê uma nota para meu blog


Outros sites
Pousada Ilha do Sol
Sítio do Ipê Amarelo
Viver na Alemanha
Manual para a Alemanha
Mundo Pequeno
Companhia para Crescer
Warrior of the Light
Karey Lorena
Patilein
Trocando Figurinhas
Zero Grau
UOL
UOL SITES


 


 



Blogs que leio:
Daniel Eisheiliger
Ar de Amor
Consulta Sentimental
Indizível
Trocando Figurinhas
Tricotando



Site Meter