Mineirinha n'Alemanha
Brasil - Deutschland

::Sonhos de adolescente::

Quando eu era menina eu já era louca pra morar no exterior. Tentei ir pra fora de todas as maneiras possíveis (intercâmbio, bolsa de estudos, au pair, etc.) e acabou dando certo através de um estágio aqui na Alemanha – só nunca tinha planejado ficar por tanto tempo, mas isso foi obra do destino.

 

Minha loucura pelo estrangeiro e pelo estranho, pelo diferente, minha curiosidade por tudo o que não conhecia – e por tudo o que ainda não conheço – era (e contina sendo) tão grande, que eu era capaz de fazer tudo e mais um pouco para ter um pouquinho mais daquilo tudo bem pertinho de mim. E ficava horas ali, sonhando, viajando pela minha imaginação.

 

Um dia tive a bela idéia de sair escrevendo pra tudo quanto era embaixada que me dava na telha e pedir material informativo dos países em questão. Assim reunia minha paixão por correspondências e selos às milhões de coisas informativas sobre tantas terras, tão longínquas e tão inatingíveis.

 

Uma das embaixadas para a qual escrevi foi a da Noruega. Lembro-me como se fosse hoje as horas que perdia olhando aquelas fotos magníficas de fiordes e cachoeiras, de natureza e da sabedoria de Deus. Nunca esperava ter a oportunidade de conhecer tudo isso. E sem que eu corresse tanto atrás deste sonho, ele acabou se tornando realidade e agradeço muito a Deus por isso. Muito mesmo. As imagens dos fiordes vão ficar pra sempre na minha memória, também como mais uma lembrança de um sonho que se tornou realidade.

 

::Outras viagens::

 

 

Hoje fomos para Estrasburgo, que fica na Alsácia, na fronteira com a Alemanha. A grande dica é que a Alemanha oferece tíquetes diários de trem, válidos para até 5 pessoas pelo preço precinho de 21 euros e que podem ser usados de 9:00 da manhã até 3:00 horas da madrugada do dia seguinte. O tíquete do estado em que moro se chama Baden-Württemberg Ticket, e com ele é possível visitar por exemplo todas as cidades do lado alemão do lago de Constança, incluindo a belíssima ilha de Mainau, ir à Basiléia ou Estrasburgo, visitar Ulm, Stuttgart, Heildelberg, Freiburgo ou outra cidade na Floresta Negra. Cada estado alemão tem um tíquete assim e a combinação de tíquetes è permitida (por exemplo sair daqui e ir até a Baviera com um tíquete daqui e outro de lá). Além desses tíquetes divididos por estados alemães, ainda existe o Schönes Wochenende Ticket (tíquete de bom final de semana) que vale num sábado ou domingo também para 5 pessoas e custa acho que 28 euros. (Para obter mais detalhes sobre todos os tíquetes de trem existentes na Alemanha, clique aqui).

 

Bom, voltando à viagem. Estrasburgo foi a primeira cidade que conheci fora do Brasil, a visitei em 1990. Hoje voltei a ver a cidade que tanto me traz boas recordações, desta vez do lado dos meus pais.  Eles adoraram o passeio e eu também! Conheci outras partes da cidade que nunca tinha visto e achei tudo tão bonito, tão diferente. Cada lojinha é digna de uma foto e a igreja da cidade é magnífica, com sua torre de 122 metros de altura. Quero voltar lá para visitar o Museu de Arte Moderna e também para ir ao mercado de natal, que é muito famoso. Achei as roupas das vitrines muito bonitas e diferentes, quero voltar também pra comprar roupas numa época de liquidação.

 

Matthias diz que tenho muitos sonhos para uma vida só – mas quem não os tem? E eu, persistente como sou, vou tornando-os realidade, um após o outro, com paciência e persistência.   



 Escrito por Sandra Santos às 16h58

Comente aqui: ou aqui: []

::De volta ao lar, doce lar::

Viajar é bom pacas. Mas quando a gente volta pra casa e se alegra em encontrar tudo na mais devida ordem e também fica feliz em voltar pra vida da gente isso é melhor ainda.

 

 

Gente, só tenho uma palavra para descrever a Noruega: ela é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A! Tudo bem, eu não a conheci no inverno, quando dizem haver dias somente com um hora de sol, mas eu gostei tanto de lá, gostei muito da natureza, das paisagens, das casas de madeira, e também do sistema social e do fato de neste país praticamente todas as mulheres trabalharem. As passagens da viagem que mais gostei foi ter tido a oportunidade de conhecer os fiordes noruegueses, simplesmente lindíssimos, além de ter visitado Oslo, um parque lindíssimo de Vigeland que fala dos ciclos da vida e de emoções (não deixem de ver esse link!) e de ter conhecido um pouco mais sobre os vikings. Sabiam que na época dos vikings tanto homens quanto mulheres iam às lutas? Aqueles barcos levavam não só homens, mas também mulheres e todos os membros de suas famílias. O comentário do Matthias a respeito foi de que as mulheres já tiveram muito mais importância no decorrer da história e sua participação foi caindo com o passar dos tempos, o que não deixa de ser verdade.

 

Tivemos super sorte com o tempo, pois chovia quando estávamos em alto mar e assim que o navio atracava dava o maior solão, a não ser em Copenhagem, último dia da viagem, quando choveu o tempo todo. Mas não gostei muito de lá não. Acho que não foi só a chuva, talvez foi o encantamento pela Noruega que tinha ocupado toda a minha alma viajante, sei lá.

 

Fizemos um curso de merengue e de outras danças no navio. Aproveitamos muito a sauna, uma sala de meditação e fizemos um pouco de ginástica. Mas o que mais fizemos dentro do navio foi comer, comer e comer. Ai meu Deus! Dieta que te quero!

 

Tenho uma super novidade : o Matthias me pediu em casamento ! Tão lindinho, eu fiquei na maior indecisão da paróquia (gato escaldado tem medo de se molhar novamente) e ele na maior expectativa. Ele reuniu todas as suas forças para ter coragem de me perguntar se eu queria casar com ele… E depois de hesitar um pouco disse que sim. A Taísa ficou super feliz e a família em parte também. Voltei de anel de noivado na mão! Resolvi dar uma segunda chance para mim mesma de ser feliz num relacionamento e de acreditar numa união duradoura de pessoas que se querem bem.

 

De volta aqui em casa, um episódio engraçado:

Eu pro Matthias: Matthias, nossa cama está se movendo como no navio, pra frente e pra trás.

Ele: Pra mim ela se move pra direita e pra esquerda.

Depois ele se levanta pra pegar água e começa a rir, comentando: Agora o chão está se movendo para a frente e para trás…

 

Quando me levantei no outro dia, sentia como se estivesse saindo da cabine 6145…

 

E ganhamos 4 medalhas de ouro nas Olimpíadas, estamos chiques demais!… A melhor participação do Brasil de todos os tempos. Fiquei super orgulhosa dos nossos atletas. Parabéns pra eles e pra todos nós. Observando a lista dos países, percebe-se que deixamos muitos países de muito potencial pra trás  e estamos no meio de países considerados de « Primeiro Mundo » e isso me deixa também bastante orgulhosa.

 Escrito por Sandra Santos às 16h28

Comente aqui: ou aqui: []

::Partindo de férias::

Depois de uma verdadeira novela mexicana estamos partindo de férias (Munique-Kiel-Bergen-Hellesylt-Geiranger-Oslo-Copenhagem). Até mais tarde e fiquem com Deus!



 Escrito por Sandra Santos às 07h55

Comente aqui: ou aqui: []

::Feierabend e Ikarus::

Importantíssimo e super atual o artigo que acabo de ler “Das Glück beginnt nach Feierabend” (a felicidade começa depois do horário comercial). Percebo exatamente isso na sociedade alemã: muitos trabalham, mas o foco principal está se voltando cada vez mais para a vida privada e não para as horas passadas no trabalho. Ficar até tarde da noite de frente pro computador não está com nada. Eu, de férias, não posso deixar de concordar…

Outro ponto : fomos visitar o museu do Zeppelin no final de semana e lá vimos uma exposição itinerante sobre as mulheres que contribuiram para a história da aviação. Como não poderia deixar de ser, tradicionalmente as mulheres foram esquecidas ao longo da história e desaparecem, dando lugar aos homens, que aparecem como os fazedores de história. Vocês sabiam que muitas mulheres foram pilotas de aviões durante a Segunda Guerra Mundial e muitas delas participaram ativamente da história como balonistas, pilotas, voando de um lado para o outro do mundo e muitas vezes sozinhas? Pois é, eu também não sabia e vale a pena informarem-se neste sentido.

 

Sob a foto de uma das aviadoras um pensamento:

 

“A única coisa que sei é que nunca estou satisfeita comigo mesma”.



 Escrito por Sandra Santos às 08h01

Comente aqui: ou aqui: []

::144 dentes::

Ontem mostrei meus „144“ dentes para todo mundo que os queria ver no trabalho. Entrar de férias é bom demais!!! Pena que o tempo também tirou umas férias: desde ontem voltou a ficar frio por aqui. Mas não faz mal, nada vai me tirar o bom humor deste estado de graça de estar três semanas sem fazer nada. Nada melhor do que não fazer nada… Coloquei meus óculos de sol de lentes alaranjadas e o mundo ficou mais bonito. Oh, como tudo é mais bonito quando estamos de férias!!!

 

A sexta-feira 13, que pra mim significa dia de sorte, foi mesmo um bom dia. Fomos a um churrasco digno de um banquete e de volta assistimos a parte da cerimônia de abertura das Olimpíadas. Perdemos a entrada do Brasil… que pena. Mas mesmo assim ainda gostamos do programa. Mesmo que não tenha entendido por que tantos esportistas entravam no desfile estragando os modelitos tão chiques com horríveis pochetes combinadas com ternos e muitas mulheres com bolsas enormes… Arrggghhh! Mas a cerimônia foi bonita, isso sim.

 

 

Perto da meia-noite os retardatários Matthias e Taísa chegaram do churrasco. E o Matthias queria por que queria assistir o filme que tinha acabado de comprar, o Johnny English. Acabei concordando. E que surpresa agradável! Este é um dos filmes mais engraçados que já vi na minha vida. Quase morri de rir. Vale super, super a pena. Agora já decidi dar um DVD do filme de presente pra uma amiga e levá-lo pra casa da minha irmã para assistirmos o filme juntas. Se algum de vocês ainda não teve o prazer de vê-lo, não percam a oportunidade, pois ele é bom demais!!! È feito aqueles antídotos infalíveis pra fazer as pessoas rirem quando estão tristes. Não vou me esquecer dele em momentos menos agradáveis, pois fui pra cama e ainda ria de algumas passagens do filme, que é bobo e idiota demais e por isso mesmo super engraçado. Um super ótimo final de semana pra todo mundo!!!



 Escrito por Sandra às 09h51

Comente aqui: ou aqui: []

::Poema XXIV::

Que são instintos?
Porque somos sucintos?
Porque criamos labirintos?
Porque vivemos em recintos?

 

(Tadany Cargnin dos Santos – 08 08 04)

 

Querido Tadany, obrigada por ter permitido a inclusão do seu poema, que é muito bonito. Um beijo grande!



 Escrito por Sandra Santos às 16h38

Comente aqui: ou aqui: []

::Mil e uma loucuras::

Participei da primeira video-conferência da minha vida, conversando por 2 horas com um colega de serviço sentado numa sala na Espanha, enquanto eu e outros colegas estávamos do outro lado da televisão/filmadora, na Alemanha. Muito doido. Ainda continuo me sentindo uma vovózinha que não acompanha direito todos os avanços tecnológicos e ao mesmo tempo se maravilha com todos eles.

 

Li uma reportagem na Época sobre cosmologia e uma nova teoria que explicaria o universo através de uma só equação. “Para que essa teoria possa existir, ela requer que o Universo não tenha apenas as três dimensões com que estamos habituados. Os cientistas que adotam a teoria das supercordas trabalham com a possibilidade de que o Universo tenha entre dez e onze das chamadas dimensões de espaço-tempo. É difícil de engolir, mas é o que a teoria prevê, de maneira consistente“. Muito interessante, pois sempre achei que há muito mais no mundo do que somos capazes de ver com nossos olhos. Aliás cada ser humano vê um pouco diferente, já começa por aí. As realidades são diferentes, não há dúvidas.

 

Um amigo meu virtual deu uma entrevista numa rádio situada no Rio Grande do Sul e eu a acompanhei daqui da Alemanha, na Internet. Ele disse uma coisa muito verdadeira. Quem se atreve a sair do ambiente onde nasceu e vai morar em outras bandas fica, positivamente falando, viciado por novidades, por querer provar comida diferente, conhecer novas pessoas, ver outras paisagens. É isso aí. Estou com ele e não abro!

 

Ter pai e mãe dentro de casa é tão bom! Uma das melhores formas de habitação deve ser a de comunidades sob um mesmo teto, dividindo tudo. Afinal, pra que esse individualismo sufocante? Chegar em casa e ter comida feita no fogão com gosto de mãe e de amor é tão bom! Ter os melhores amigos da gente bem pertinho é tão bom! Nem precisamos de programões pra justificar se um dia valeu a pena ou não, só a presença deles é o que conta. Por isso, me perdoem se não estou muito online nem respondendo e-mails, pois estou economizando meu tempo pra passar com meus queridos pais, combinado?

 Escrito por Sandra Santos às 17h26

Comente aqui: ou aqui: []

::Mulheres universitárias::

Saiu uma reportagem sobre a universidade de Tübingen aqui na Alemanha que me interessou muito. Ela fala sobre a situação da mulher dentro da universidade alemã.

 

Há 100 anos é permitido que as mulheres estudem nas universidades da Alemanha. Os argumentos contra as mulheres eram o medo de que as universidades ficassem cheias demais e alegações moralistas em relação à mistura de homens e mulheres em classes mistas.

A região onde moro, Württemberg, foi depois de Baden (1900) e Baviera (1903) a terceira região na Alemanha a aceitar mulheres na universidade. Em Tübingen, no princípio, eram 3 mulheres para 1532 homens dentro da universidade.

 

O número de estudantes mulheres foi subindo vagarosamente. Em 1910 eram 35 mulheres estudando (1,7% do total). Com a chegada da Primeira Guerra, de 1914 (3,5% do total) até 1918 (11%), o número de estudantes mulheres triplicou. Naquele tempo se dizia que enquanto os homens lutavam lá fora na Guerra as mulheres ocupavam cadeiras nas universidades para feminilizar as profissões. Mas os homens eram privilegiados quanto a um lugar numa universidade, e com o final da Guerra o número de mulheres na universidade caiu pela metade.

 

Durante a época do Nazismo o regime cuidou para que fossem criadas leis contra a permanência das mulheres nas universidades, instituindo a ideologia das donas de casa e mães. A taxa de representação feminina nas universidades estava pela casa dos 12%. Hitler impediu também que não-arianos entrassem nas universidades, o que levou a diminuição da formação de pessoal qualificado no país. Então a partir de 1938 as mulheres começaram a ocupar mais bancos universitários. Se durante a Guerra uma profissão como a de médico tornava-se mais importante, a consequência foi imediata. Em 1943, metade dos inscritos nos cursos de medicina eram mulheres. Depois da Guerra as mulheres tiveram que dar lugar mais uma vez aos homens que voltavam ao país. A quota de estudantes mulheres cai em 1946/47 para 20,7% ou 640 mulheres.

 

Durante a época dos primeiros-ministros Adenauer e Willi Brandt a taxa feminina voltou a crescer. Em 1970 havia 3.494 mulheres ou 29,2% do total de estudantes inscritos na universidade de Tübingen. Durante os movimentos feministas dos anos 70 foram iniciadas as reflexões sobre o papel feminino dentro do regime de patriarcado. As estudantes espelharam também este movimento lutando por algumas conquistas femininas e nos anos 80 elas se empenharam em estudar trabalhos femininos e em pesquisar algumas obras esquecidas de artistas, filósofas e escritoras. Em 1995, quando 47% dos estudantes já eram representados por mulheres, a primeira mulher se tornou professora na região de Baden-Württemberg.

 

Hoje em dia 55% dos 20.000 estudantes da unversidade de Tübingen são mulheres. Mas as estatísticas mostram que as mulheres ainda encontram algumas pedras na carreira universitária: somente uma a cada 20 professores dentro de Tübingen é mulher. Divisões como a Filosofia, Matemática, Física e Informática ainda não contam com nenhuma professora.

 

Para mais informações (em alemão) sobre esta data histórica clique aqui   



 Escrito por Sandra Santos às 20h12

Comente aqui: ou aqui: []

::Orkut contra brasileiros!!!::

Depois dos e-mails para virar Iraquianos começaram a circular pelo Orkut, muitos usuários começaram a notar que o sistema começou a ficar mais lento.

Na verdade não é o sistema do Orkut que está mais lento, e sim uma técnica de "Traffic Shaper" que está sendo usada para gerar um lag artificial randômico.
E agora você pode pensar que esse Lag é com todo mundo, que eles não estão fazendo por mal... se você pensa assim, nem continue lendo.

Olhem só o e-mail que recebi de uma conhecida do Orkut:

 

Eu e uns amigos mudamos a nossa nacionalidade para EUA e descobrimos que o Orkut ficava de 3 a 8 vezes mais rápido. Quando isso foi constatado, mudamos para outras nacionalidades para continuar os nossos testes e para a nossa grande surpresa apenas DOIS paises ficam mais lentos do que os outros: Brasil e Iraque!!!

Não podemos deixar isso acontecer! Faça você mesmo o teste e veja a diferença de velocidade, e depois que isso for feito, mande esse mensagem para seus amigos. Como o Orkut lê todas as nossas mensagems, incluindo as pessoais, eles saberão que estamos sabendo o que está acontecendo!

Faça a sua parte!
Eu estou fazendo a minha!



 Escrito por Sandra Santos às 12h26

Comente aqui: ou aqui: []
Meu nome: Sandra
Aniversário: Dia de sorte
Signo: Virgem


Gosto:
De melancia
Laranja
Sol
Viajar
Bater papo
Rodar o mundo

Não Gosto:
De cinza
Monotonia
Chuva

Ouço:
Norah Jones
John Mayer
Marisa Monte
Adriana Calcanhoto
Legiao Urbana
Cazuza
Milton Nascimento
Toquinho e Vinícius
JAZZ
BOSSA NOVA
MÚSICA COM LETRA INTELIGENTE OU BATUQUE BOM =D
MPB

Vejo:
Eu nao sou de ver TV, sou mais de ler e escrever... mas adoro cinema!

Leio:
Vá onde seu coração mandar - Susanna Tamaro
Utta Danella
Paulo Coelho
Geraldo Eustáquio de Souza
Meu perfil
BRASIL , Mulher , de 26 a 35 anos , Portuguese , German , Cinema e vídeo , Informática e Internet , Viagens, Leituras...
MSN -



Histórico
01/04/2008 a 30/04/2008
01/03/2008 a 31/03/2008
01/02/2008 a 29/02/2008
01/01/2008 a 31/01/2008
01/12/2007 a 31/12/2007
01/11/2007 a 30/11/2007
01/10/2007 a 31/10/2007
01/09/2007 a 30/09/2007
01/08/2007 a 31/08/2007
01/07/2007 a 31/07/2007
01/06/2007 a 30/06/2007
01/05/2007 a 31/05/2007
01/04/2007 a 30/04/2007
01/03/2007 a 31/03/2007
01/02/2007 a 28/02/2007
01/01/2007 a 31/01/2007
01/12/2006 a 31/12/2006
01/11/2006 a 30/11/2006
01/10/2006 a 31/10/2006
01/09/2006 a 30/09/2006
01/08/2006 a 31/08/2006
01/07/2006 a 31/07/2006
01/06/2006 a 30/06/2006
01/05/2006 a 31/05/2006
01/04/2006 a 30/04/2006
01/03/2006 a 31/03/2006
01/02/2006 a 28/02/2006
01/01/2006 a 31/01/2006
01/12/2005 a 31/12/2005
01/11/2005 a 30/11/2005
01/10/2005 a 31/10/2005
01/09/2005 a 30/09/2005
01/07/2005 a 31/07/2005
01/06/2005 a 30/06/2005
01/05/2005 a 31/05/2005
01/04/2005 a 30/04/2005
01/03/2005 a 31/03/2005
01/02/2005 a 28/02/2005
01/01/2005 a 31/01/2005
01/12/2004 a 31/12/2004
01/11/2004 a 30/11/2004
01/10/2004 a 31/10/2004
01/09/2004 a 30/09/2004
01/08/2004 a 31/08/2004
01/07/2004 a 31/07/2004
01/06/2004 a 30/06/2004
01/05/2004 a 31/05/2004
01/04/2004 a 30/04/2004
01/03/2004 a 31/03/2004
01/02/2004 a 29/02/2004
01/01/2004 a 31/01/2004
01/12/2003 a 31/12/2003
01/11/2003 a 30/11/2003
01/10/2003 a 31/10/2003
01/09/2003 a 30/09/2003
01/08/2003 a 31/08/2003
01/07/2003 a 31/07/2003
01/06/2003 a 30/06/2003
01/05/2003 a 31/05/2003

Votação
Dê uma nota para meu blog


Outros sites
Pousada Ilha do Sol
Sítio do Ipê Amarelo
Viver na Alemanha
Manual para a Alemanha
Mundo Pequeno
Companhia para Crescer
Warrior of the Light
Karey Lorena
Patilein
Trocando Figurinhas
Zero Grau
UOL
UOL SITES


 


 



Blogs que leio:
Daniel Eisheiliger
Ar de Amor
Consulta Sentimental
Indizível
Trocando Figurinhas
Tricotando



Site Meter